Um dos principais nomes do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral (1886-1973) inspirou a nova coleção da Água de Coco. A brasilidade e as cores do campo, característica forte do trabalho da artista, foram traduzidos em beachwear. Abaporu e Antropofagia, entre outras obras, surgem em estampas e shapes, apresentados em um desfile no dia 10.11 na antiga galeria de arte em São Paulo, que passa a ser a nova sede da marca, na Vila Madalena.
A parceria artística surgiu por iniciativa de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da pintora, que buscava uma marca de moda praia que pudesse traduzir os valores e a obra de Tarsila. “É inquestionável a relevância de Tarsila no Brasil e no mundo. Ela foi uma mulher destemida e muito além do seu tempo” comenta Liana Thomaz, fundadora e diretora criativa da Água de Coco. Com liberdade de criação a partir da obra da artista, a marca pôde não apenas reproduzir seus quadros mais famosos, mas também misturar vários deles em uma só peça – o que permitiu estampas exclusivas que chegam a reunir mais de dez telas. Composta por 121 itens, a coleção Tarsila apresenta biquínis, maiôs, caftãs e túnicas, além de panneaux de seda e de algodão com algumas de suas obras, entre elas O Batizado de Macunaíma.
Na cartela de cores, o vermelho do autorretrato Le Manteau Rouge, os verdes de A Cuca, os laranjas de Sol Poente e o azul do céu de Abaporu. “A ideia inicial era fazer uma cápsula, mas nos apaixonamos tanto no processo criativo que decidimos desenvolver uma coleção inteira”, diz Rebeca Thomaz, head de criação. “As pessoas vão identificar a minha tia em toda a coleção”, diz Tarsilinha.
Fonte: VOGUE